Comissão de Educação Realiza Audiência para Debater cortes de Bolsas na Pós-graduação

Audiência pública da Comissão de Educação (CE) vai debater nesta terça-feira (4) o corte de recursos para o Ministério da Educação, com redução das bolsas de pós-graduação e suspensão de programas de educação básica, de universidade aberta e de cooperação internacional.

De acordo com o deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que propôs a reunião, o corte de investimentos faz com que as instituições de ensino e de fomento à pesquisa estejam operando no limite, tendo como consequência a paralisação de atividades e dificuldades para manutenção de serviços básicos, como pagamento de água, luz e telefone, mobilidade, e até a demissão de trabalhadores.

"Essa é a nossa grande preocupação. Cortar essas bolsas significa um prejuízo lá na ponta: na agricultura, na indústria, no crescimento e desenvolvimento no País. Significa um retrocesso para o funcionamento das universidades públicas, na vida dos professores e dos estudantes. Esperamos que com a audiência pública esperamos que a sociedade, o Congresso Nacional se sensibilize com o tema e tenhamos antes da aprovação do orçamento alguma mudança no mínimo recuperando os valores investidos"

Na reunião desta terça, participarão representante do Ministério da Educação, da Capes, de associações de pesquisa e de ensino, entre outros. Veja aqui a relação atualizada dos convidados.

Hora e local
O debate será às 10 horas, no plenário 10. A audiência pública será interativa é poderá ser acompanhada em tempo real pelo e-democracia

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Roberto Seabra