Diretoria

A DIRETORIA DA SOCICOM (2018-2020) É COMPOSTA PELOS SEGUINTES MEMBROS:

ANA REGINA RÊGO (PRESIDENTE)

Jornalista pela Universidade Federal do Piauí, com mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Processos Comunicacionais pela UMESP, com estágio de doutorado na UAB/Barcelona (2009). Atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI gestão (2013-2015) e (out/2015/2017). Desenvolve pesquisa nas áreas: História, Memória e Narrativas do Jornalismo; Ética; Webjornalismo; Comunicação organizacional; Marketing, Gestão e Política Cultural. Foi Diretora de Projetos (2008-2011), Diretora da Regional Nordeste e atualmente encontra-se como Presidente da ALCAR-Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia. 

E-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Currículo Lattes

 

 

 

 

 

NÉLIA RODRIGUES DEL BIANCO (VICE-PRESIDENTE)

É jornalista, mestre (Universidade de Brasília) e Doutora (ECA-USP) em Comunicação, fez estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha (2009). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora da condição do rádio na sociedade contemporânea e do impacto das inovações tecnológicas na configuração de conteúdos e formatos do rádio, vem, mais recentemente se dedicado ao estudo do escossistema da mídia sonora na era da convergência. Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - como vice-presidente (2008-2011) e diretora de documentação (2011-2014) e foi diretora de relações nacionais da Socicom (2016-2018). 

E-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.Currículo Lattes

 

 

CRISTINA SCHMIDT (DIRETORA ADMINISTRATIVA)

É jornalista, mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Pesquisadora e sócio fundadora da Rede Folkcom – Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação. É professora no Mestrado em Políticas Públicas da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes - SP), e pesquisadora no GRUPPU - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas na UMC. Consultora ad hoc do INEP/MEC. Atua principalmente nas áreas de: comunicação social, mídia regional e local, turismo, patrimônio imaterial, e políticas públicas culturais.

E-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Currículo Lattes

 

 

 

 

RUDIMAR BALDISSERA (DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS)

É graduado em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Vale dos Sinos, mestre em Ciências da Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004).  Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Abrapcorp (2010-2012). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGCOM/UFRGS. Professor associado do Departamento de Comunicação - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, e professor e pesquisador do PPGCOM/UFRGS. Atua nas áreas de comunicação, relações públicas, comunicação pública, estratégia, comunicação organizacional, identidade, imagem-conceito, cultura, relações de poder e comunicação turística.

E-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Currículo Lattes

 

 

FERNANDO OLIVEIRA PAULINO (DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS)

É jornalista, mestre em Comunicação e Doutor, com estágio na Universidad de Sevilla, pela Universidade de Brasília. Professor em cursos de pós-graduação e graduação e Diretor da Faculdade de Comunicação da UnB (2015-2019). É pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB) e do Projeto Comunicação Comunitária e Cidadania (CNPq). Diretor de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação, ALAIC (2014-2020), e um dos responsáveis por três edições da Escola de Verão "Pesquisa em Comunicação na América Latina" (2013-2019), além de membro fundador da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI, desde 2005). Atua nas áreas de Políticas de Comunicação, Comunicação Comunitária, Saúde e Mobilização Social e Ética e Legislação. 

E-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Currículo Lattes

 

 

 

 

 

Conselho Fiscal

Maria Berenice Machado – (ALCAR)
Marcos Paulo da Silva – (SBPJOR)
Ruy Sardinha Lopes – (ULEPICC) 
 
Conselho Deliberativo

Presidente: Margarida Maria Krohling Kunsch

 

Plataforma de trabalho para o biênio 2018-2020

1. Continuar a consolidação da SOCICOM no plano nacional e internacional.
2. Promover maior articulação e colaboração entre as entidades afiliadas, ampliando também a visibilidade e reflexividade delas no campo da comunicação e no relacionamento com a sociedade civil, objetivando formar uma frente ampla no combate aos ataques que o campo científico e acadêmico vem sofrendo no Brasil.
3. Desenvolver ações coordenadas com as Instituições associadas com o intuito de envolvê-las no debate nacional sobre Políticas Científicas para a área da Comunicação.
4. Contribuir para o debate permanente das questões relacionadas à expansão e aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, em especial, do modelo de financiamento de pesquisas. Contribuir para a consolidação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia 5. Contribuir, por meio de ações conjuntas com o Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas e demais entidades do meio acadêmico e científico, para a consolidação de uma Política de Ciência Tecnologia e Inovação para as áreas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
6. Fomentar o diálogo com o Estado e a sociedade civil organizada, no sentido de contribuir para a democratização da comunicação e formulação de políticas públicas de comunicação e informação.
7. Desenvolver ações destinadas à busca da excelência do ensino superior de comunicação e a implementação da grande área da comunicação junto ao MEC e ao MCTIC.
8. Ampliar a visibilidade da SOCICOM por meio de ações e parcerias com as Instituições afiliadas.
9. Apoiar a Instituições afiliadas objetivando fortalecê-las.
10. Potencializar as parcerias com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC com o intuito de atuar junto às instancias do Poder Legislativo Nacional visando defender e fortalecer o campo das ciências e tecnologia.
11. Promover a inserção social das entidades e instituições associadas por meio de colaborações com entidades, movimentos sociais e populares, em atividades de pesquisa, extensão e ação social.
12. Consolidar o desenvolvimento do espaço ibero-americano de comunicação, intensificando o diálogo soberano com a comunidade internacional, através do estabelecimento e/ou fortalecimento dos vínculos com as instituições que participam dos diálogos globais tais como: ALAIC, CIESPAL, ASSIBERCOM, CONFIBERCOM, FELAFACS, ECREA, ICA, IAMCR, ABOIC, dentre outras.
13.Fixar agendas de trabalho com instituições internacionais com o objetivo propor ações conjuntas para a área da comunicação, sobretudo, na América Latina.
 
DIRETORIA ELEITA NO DIA 16/10/2018, NA ECA-USP

 

 

 

 

 

 

 

 

GESTÕES ANTERIORES

GESTÃO 2016-2018
PRESIDENTE: Ruy Sardinha Lopes
VICE PRESIDENTE: Cláudia Lago
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Maria José da Costa Oliveira
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Nélia Rodrigues Del Bianco
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Ana Regina Rêgo 
 
GESTÃO 2014-2016
PRESIDENTE: Margarida Maria Krohling Kunsch
VICE-PRESIDENTE: Ruy Sardinha Lopes
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Maria Cristina Gobbi
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Maria Berenice da Costa Machado
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Sônia Virginia Moreira 
 
GESTÃO 2012-2014
PRESIDENTE: Margarida Maria Krohling Kunsch
VICE-PRESIDENTE: Maria Berenice da Costa Machado
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Maria Cristina Gobbi
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS: Dione de Oliveira Moura
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Maria Dora G. Mourão
 
GESTÃO 2010-2012 
PRESIDENTE: José Marques de Melo
VICE-PRESIDENTE: Ana Sílvia Lopes Davi Médola
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Anita Simis
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS:  Elias Machado. Dione de Oliveira Moura
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Margarida Maria Krohling Kunsch
 
GESTÃO 2008-2010 
PRESIDENTE: José Marques de Melo
VICE-PRESIDENTE: Ana Sílvia Lopes Davi Médola
DIRETORA ADMINISTRATIVA: Anita Simis
DIRETOR DE RELAÇÕES NACIONAIS:  Elias Machado. Dione de Oliveira Moura
DIRETORA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Margarida Maria Krohling Kunsch