V Encontro da ULEPICC Brasil recebe trabalhos até 15 de agosto

O V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil (Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) será realizado no período de 26 a 28 de novembro de 2014, na cidade do Rio de Janeiro. O evento, realizado com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem como tema “Comunicação, Cultura, Informação e democracia: tensões e contradições”.

Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação podem enviar artigos científicos para o Grupo de Trabalho (GT) do seu interesse, conforme orientações disponibilizadas nos sites http://ulepiccbrasil5.org.br/ e http://www.ulepicc.org.br/ulepiccbrasil5/ , que dá todas as informações sobre a programação, as formas e valores de pagamento das inscrições e o modelo de submissão dos trabalhos. É admitida a inscrição de apenas um (01) artigo científico por autor(a) ou coautor(a).

Cronograma

Submissão de trabalhos - Até 15/08/2014

Divulgação dos aceites dos trabalhos - 15/09/2014

Versão final dos trabalhos (observados os comentários e sugestões dos pareceristas) - até o dia 20/10/2014.

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS (GTs)

GT1 – Políticas de comunicação

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Coordenação nacional: Profª. Drª. Eula Cabral (IBICT) / Coordenação local: Prof. Dr. Sérgio Denicoli (UFF)

Ementa: Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas lociais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional. Analisa os processos e estratégias locais, regionais e internacionais dos conglomerados de comunicação e seu impacto e influência nos governos e na sociedade. Além disso, a concentração das comunicações e telecomunicações no Brasil.

GT2 – Comunicação pública, popular ou alternativa

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Coordenação nacional: Prof. Dr. Fernando Paulino (UnB) / Coordenação local: Prof. Dr. Arthur Coelho Bezerra (IBICT)

Ementa: Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.

GT3 – Indústrias midiáticas

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Coordenação nacional: Prof. Dr. Marcos Dantas (UFRJ) / Coordenação local: Prof. Dr. Ivan Capeller (ECO-UFRJ)

Ementa: Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.

GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura

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Coordenação nacional: Profª. Dra. Lia Calabre (Fundação Casa Rui Barbosa) / Coordenação local: Prof. Dr. Micael Herschmann (UFRJ)

Ementa: Abriga pesquisas que retratam o papel econômico, político e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.

GT5 – Teorias e temas emergentes

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Coordenação nacional: Profª. Dra. Patrícia Bandeira de Melo (FUNDAJ) / Coordenação local: Prof. Dr. Ricardo Pimenta (IBICT)

Ementa: Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.

GT6 – Ética, política e epistemologia da informação

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Coordenação nacional: Prof. Dr. Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF) / Coordenação local: Prof. Dr. Gustavo Saldanha (PPGCI-IBICT/UFRJ e UNIRIO)

Ementa: O objetivo geral do GT é fortalecer a presença da Ciência da Informação no âmbito da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, com ênfase no debate em torno das questões éticas, políticas e epistemológicas correlatas, bem como em suas interconexões teóricas e aplicadas.

VALORES DAS INSCRIÇÕES

ATÉ 19/9

Estudantes de mestrado e doutorado (sócio / não sócio) – R$ 70,00 / R$ 250,00

Profissionais, professores e pesquisadores (sócio / não sócio) – R$ 100,00 / R$ 280,00.

Estudantes de graduação e especialização: R$ 40,00

Após 19/9

Estudantes de mestrado e doutorado (sócio / não sócio) – R$ 85,00 / R$ 300,00

Profissionais, professores e pesquisadores (sócio / não sócio) – R$ 120,00 / R$ 335,00

Estudantes de graduação e especialização: R$ 50,00

A anuidade na Ulepicc custa R$ 150,00 para professores, profissionais e pesquisadores (mestrandos e doutorandos) e R$ 75,00 para estudantes de graduação. Vale lembrar que, mais importante do que a vantagem financeira de se associar, é o fortalecimento da entidade científica.

Mais informações: Tesouraria Ulepicc-BR (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)

Faça o pagamento de sua inscrição através de depositado identificado.

IBICT/ULEPICC

Banco do Brasil

AG. 2234-9

C/C 31.759-4

MODELO A SER SEGUIDO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO PARA OS GTs - Disponível no endereço - http://www.ulepicc.org.br/wp-content/uploads/2014/07/VEncontro_Normas_para_submissao_de_artigos.doc

Informações completas sobre o evento - http://ulepiccbrasil5.org.br/ e http://www.ulepicc.org.br/ulepiccbrasil5/

Fonte: ULEPICC-Brasil