Chamadas de artigos para a Revista Eptic

 

A REVISTA EPTIC, produzida pelo Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS),  está com a chamada de trabalhos para a edição de set-dez. 2017, vol.19, n.3, aberta até o dia 05  de junho de 2017. Este ano, o tema de seu dossiê temático "50 anos da televisão pública brasileira".
Coordenadoras do Dossiê temático: Profª Dra. Ivonete da Silva Lopes (Universidade Federal de Viçosa -UFV) e Profª Dra. Patrícia Maurício (PUC-Rio).
 
EMENTA
 
Setembro de 2017 marca os 50 anos da televisão pública brasileira, que nasceu sob a denominação educativa.  A data serve de mote para reflexões sobre a radiodifusão pública, que na sua trajetória tem ficado relegada à complementaridade do setor privado em razão do pouco investimento financeiro e ausência de uma política pública de fortalecimento do setor. Cenário que se agrava no momento atual da política brasileira com a precarização da comunicação pública tanto no âmbito nacional, envolvendo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), quanto no das emissoras estaduais.
 
A partir da perspectiva crítica da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPC), o dossiê acolhe trabalhos teóricos sobre comunicação pública e estudos empíricos que analisem o sistema público na sua complexidade ou especificidade. Os textos podem fazer referência ao contexto brasileiro, incluindo as razões pelas quais a radiodifusão pública no Brasil é relegada a um status inferior; estudos comparativos; ou trazer experiências internacionais de radiodifusão pública. Serão aceitos artigos que abordem temas como: política de comunicação para comunicação pública; estrutura do sistema público; gestão de canais públicos; modelo de financiamento; relações de trabalho; programação; telejornalismo público; digitalização e participação social.
 
Para a submissão, consultar as regras no link  http://www.seer.ufs.br/index.php/eptic/about/submissions#onlineSubmissions