Café Intercom Unit promove debate sobre o homem do século XXI

Mesa-redonda analisa as mudanças da masculinidade contemporânea, no próximo dia 02/05, às 19h com entrada gratuita
 
Com a fluidez dos valores sociais e a crescente influência da mídia, a imagem do homem tem sofrido alterações. E na tentativa de evidenciar tais mudanças, a V edição do Café Intercom Unit, com o tema "Masculinidades: como pensar o homem do século XXI", promoverá uma mesa-redonda com pesquisadores especialistas no assunto. O evento acontece na Livraria Leitura do Parque Shopping, em Cruz das Almas, no dia 2 de maio (quarta-feira), às 19h. O Café Intercom é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo site https://doity.com.br/cafe-intercom-unit.
 
Formada pela editora da revista Due, Valná Dantas, o analista do discurso de gênero, Samuel Barbosa, e a psicóloga e coach, Cristiane Souza,  a mesa-redonda levará ao público uma análise da postura do homem atual. De acordo com Valná Dantas, professora e editora da revista Due, a masculinidade é um chamado pouco ouvido na sociedade contemporânea e, por isso, precisa deixar de ser um tabu. "É preciso formar a masculinidade abraçando a maturidade e os grandes triunfos progressistas da igualdade de gênero, não com arrogância de mente fechada ou medo, mas com autoconfiança", avalia. Ainda segundo Valná Dantas, que levou às bancas de revista o "projeto macho" com o objetivo de ampliar o olhar humano, a masculinidade também determina uma geração de homens preocupados com as aparências externas, obcecados em saber se são considerados "viris" o bastante, ou se as coisas que apreciam serão condenadas como "afeminadas".
 
Para a especialista em Psicopedagogia, Cristiane Souza, são diversas as definições que se cruzam para dar conta do que é ser homem na modernidade. De acordo com ela, se antes a masculinidade era caracterizada por poder e força, hoje as transformações desestabilizaram o modelo masculino tradicional e impulsionam a necessidade de sua revisão. "São relevantes estudos a respeito de padecimento psíquico masculino. Pretendo, no evento, propor análises que se fazem presentes na sociedade contemporânea.", afirma Cristiane.
 
O terceiro convidado a compor a mesa-redonda, o professor Samuel Barbosa, fará uma análise sobre o discurso de gênero. Formado em Letras e especialista no assunto, ele abordará como os movimentos feministas deram início as dúvidas sobre o sistema do homem como dominante. Além disso, demonstrará o quanto os modelos antiquados de masculinidade e os seus ideais hegemônicos são prejudiciais para o próprio homem e, consequentemente, para a sociedade em geral.
 
Café Intercom Unit - O evento é um programa inteligente que proporciona a oportunidade de diálogo entre pesquisadores e sociedade sobre assuntos específicos da Comunicação. É uma promoção da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom. Em Maceió, é idealizado pela professora e pesquisadora Danielle Cândido, sócia da Intercom, e organizado pelo Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Tiradentes – UNIT.
 
Serviço:
V Café Intercom Unit
Mesa-redonda "Masculinidades: Como pensar o homem do século XXI".
Convidados: Cristiane Souza, Samuel Barbosa e Valná Dantas.
Dia: 2 de Maio de 2018 (quarta-feira)
Horário: das 19h às 21h
Local: Livraria Leitura do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas
Entrada gratuita – vagas limitadas: https://doity.com.br/cafe-intercom-unit
 
Maiores informações:
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.