Chamada de Trabalho do Pensacom Brasil 2016

 

Acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista - São Paulo - SP), o Pensacom Brasil 2016, evento científico realizado por Intercom, Serviço Social do Comércio (SESC) e Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo.

Trazendo como tema central “De volta ao futuro”, o encontro busca promover o debate sobre o pensamento comunicacional brasileiro a partir da celebração dos 70 anos do SESC, dos 50 anos da ECA-USP, dos 20 anos do Doutorado em Comunicação da UMESP, dos 20 anos da Cátedra UNESCO/UMESP de Comunicação e dos 40 anos da Intercom.

Durante o Pensacom Brasil 2016, além de painéis sobre temas relacionados ao pensamento comunicacional, as mudanças no campo da comunicação, lançamento de livros de novos projetos de pesquisa e atividades culturais, também serão realizadas as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do evento.

Os Grupos de Trabalho do Pensacom Brasil têm crescido a cada ano, tornando-se espaço privilegiado de troca e reflexão sobre diversas temáticas emergentes no campo comunicacional. Interessados em participar do encontro devem enviar resumo expandido, de em média 500 palavras, dentro do modelo padrão do evento. Os resumos e posteriormente os textos completos devem ser enviados para os e-mails de cada GT. Confira abaixo o calendário dos GTs:

Para envio de trabalhos é necessário se inscrever previamente, em https://goo.gl/forms/VV5kGR9Vx929ap1t1

Veja as datas:

Envio de resumos – 31 de outubro
Aceite dos resumos – 7 de novembro
Envio dos textos completos – 30 de novembro

 

Normas para elaboração de resumo expandido

O resumo expandido deverá ter de 400 a 500 palavras e ser salvo em PDF. O nome do arquivo será o nome e sobrenome do autor. É preciso, ainda, incluir os seguintes elementos: título, autores, resumo (introdução, metodologia, fundamentação teórica e considerações finais), palavras-chave e referências bibliográficas.

 

Confira abaixo a lista dos GTs e os seus respectivos e-mails:

 

GT 1 – Pensamento Comunicacional - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

 

GT 2- Folkcomunicação - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

 

GT 3 – Comunicação e Saúde - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Comunicação e Saúde: relações interdisciplinares. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada a saúde: avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde.

 

GT 4 – Comunicação Eclesial - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Interface que une Comunicação e Religião no cenário brasileiro contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

 

GT 5 – Comunicação e Política - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

 

GT 6 – Comunicação digital e tecnologias - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

 

GT 7 – Comunicação e Consumo - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

 

GT 8 – Comunicação Popular e Alternativa – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia.

Clique em https://goo.gl/forms/VV5kGR9Vx929ap1t1 para preencher a ficha de inscrição e garantir sua vaga.