VANDERLAN BOLZANI, VICE-PRESIDENTA DA SBPC, ESTARÁ NO VIII SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL SOCICOM

 

A professora dra. Vanderlan Bolzani, vice-presidenta da SBPC, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, confirmou a sua presença no VIII Seminário de Integração Institucional Socicom, que acontecerá no dia 09 de dezembro de 2016, das 9 às 16 horas, na Sala da Congregação - Prédio Central - 1º. andar, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária – São Paulo.

A atividade terá como tema central “As contribuições das associações científicas e acadêmicas de Comunicação nos avanços e fortalecimento das  áreas das Ciências da Comunicação no Brasil”.

Veja a programação do evento em: files/VIII_Socicom_programa.pdf

Informações e inscrições: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente através do envio de um e-mail contendo: nome completo, nome da instituição e telefone para contato para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Ou preenchendo a ficha de inscrição disponível em files/ficha_-inscrio_socicom.doc. Outras informações podem ser obtidas no site da Socicom: www.socicom.org.br ou através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com Haline, ou pelo telefone: (11) 3091-8204, das 9 às 13 horas.

Inscreva-se e participe!

 

Sobre Vanderlan Bolzani

Vanderlan Bolzani é farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 1973. Mestre em química orgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), em 1977, e doutora em ciências, também pelo IQ-USP, no ano de 1982.

Possui pós-doutorado no Departamento de Química no Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia, nos Estados Unidos, com bolsa FAPESP, de 1992 a 1994. Foi bolsista do DAAD em 1990; livre-docente pelo Instituto de Química da Unesp (1996) e professora titular da mesma instituição em 2005.  Professora Convidada da Sorbonne, Paris VI, em 2011.

Foi chefe do Departamento de Química do IQ-Ar por dois mandatos consecutivos (2000-2004); membro do Conselho Universitário da Unesp (2002-2006) e do Conselho de Pós-Graduação (2002-2004). Vice-presidente (2004 a 2008) e presidente (2008-2010) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e assessora da  Pró-Reitoria de Pesquisa  de 2008 até 2010.  Membro assessor do CA-QU, do CNPq de 2008 a 2010. Em 2009 foi eleita Fellow da Royal Society of Chemistry – UK. É membro do corpo editorial de vários periódicos da área de atuação, entre esses, Nat. Prod. Report, J. Nat. Prod. É membro da Academia Brasileira de Ciências e foi recentemente eleita para Academia Paulista de Ciências.

Atualmente, é vice-presidente da SBPC. Também é membro da coordenação do programa Biota-FAPESP/BIOprospecTA,  Diretora da Agência de Inovação da UNESP (AUIN), coordenadora do Núcleo de Bioensaio, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais do IQ-Ar (NuBBE), pesquisadora 1A do CNPq e membro do Conselho Deliberativo do CNPq, por um mandato de dois anos, a partir de 2011 e membro do Conselho Consultivo da SBQ (2012-2014).

Desenvolve pesquisas em química de produtos naturais com ênfase para a busca de substâncias bioativas, peptídeos de plantas, biossíntese de alcalóides piperidínicos e química medicinal de produtos naturais.

 

Sobre a SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa mais de 100 sociedades científicas associadas e mais de 6 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.

A SBPC participa ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas de C&T e da educação no Brasil. Tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo do Governo Federal para definição das políticas e ações prioritárias no campo da C&T. Possui representantes oficiais em mais de 20 conselhos e comissões governamentais. Periodicamente institui grupos de trabalhos – compostos por cientistas renomados em suas especialidades – com o objetivo de estudar e apresentar propostas para questões específicas de interesse nacional.

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Por meio das Secretarias Regionais, são realizadas ainda outras atividades de difusão científica. A entidade também contribui para o debate permanente das questões relacionadas à área por meio de diversas publicações, como o Jornal da Ciência, a revista Ciência e Cultura, o portal na internet, e a edição de livros sobre temas diversos relacionados à ciência brasileira.